01 a 03 de Abril
Seara.SC

UMA FEIRA DE OPORTUNIDADES!
NOTÍCIAS

Efaics tem aprovação popular de 91%

07/04/2016

A Efaics encerrou no último domingo, 3 de abril, com uma aprovação popular entre ótimo e bom de 91,2% entre os visitantes. Outros 6,4% consideraram a feira regular, e apenas 1,5% a avaliaram como ruim ou péssima. É o que aponta uma pesquisa de opinião pública realizada no último dia do evento com 203 visitantes. A pesquisa contrata pela Prefeitura Municipal de Seara é do instituto Athena Pesquisas e Assessorias Ltda, de Chapecó. Dos visitantes ouvidos, 78,3% são moradores de Seara, e os demais residem em outros municípios da região.

Além da avaliação geral da feira, o público opinou sobre alguns aspectos pontuais, todos eles avaliados positivamente. Entre eles estão a organização da feira, considerada ótima e boa por 96,1% dos entrevistados; e a limpeza e embelezamento do parque de exposições, aprovada por 90,7%. A qualidade dos shows também foi bem avaliada pelos visitantes, já que 57,7% consideraram ótimo ou bom. Apenas 2% consideraram os shows regular, e 1% ruim ou péssimo. Outros 39,4% não souberam responder. Situação semelhante diz respeito à qualidade da alimentação, aprovada pela maioria do público (53,2%), enquanto 36,5% não souberam responder.

Os visitantes também foram consultados sobre os preços praticados na feira. A maioria deles (68,5%) consideraram os preços acessíveis; 19,7% caros; 3,4% baixos; e 8,4% não souberam opinar. Instigados a apontar os aspectos positivos da feira, os visitantes destacaram especialmente o nível da feira, a organização, as novidades apresentadas e a qualidade dos shows. Quanto aos aspectos negativos, a maioria disse não haver algo negativo, mas sugeriram rever o local da feira para um espaço maior, o estacionamento e a ventilação nos pavilhões. Sobre os investimentos realizados pela prefeitura, 86,7% dos visitantes aprovam, enquanto 10,8% não aprovam e 2,5% não souberam responder.

Aprovação entre os expositores é de 86,9%

A pesquisa de opinião também ouviu 61 expositores, sendo 64% deles de Seara, e 36% de outros municípios. A grande maioria (87%) avaliou o nível e os atrativos da feira como ótimo e bom, enquanto 13,1% avaliaram como regular. Chama atenção que não houve qualquer menção negativa avaliando a feira como ruim ou péssima.

Outro dado a ser destacado na avaliação junto aos expositores é quanto aos seus objetivos em relação ao evento. A maioria dos expositores (73%) participaram do evento como o intuito principal de divulgar e vender produtos. Para 11,5% deles, os objetivos foram superados; para 50,8% eles foram alcançados; 27,9% alcançaram os objetivos em partes; e apenas 8,2% não foram atingidos; enquanto 1,6% não soube responder.

Questionados sobre a organização da feira, 83,6% dos expositores consideraram ótima e boa; 9,8% regular; 3,3% ruim; 1,6% péssima, e 1,6% não soube responder. Eles também avaliaram a estrutura de apoio oferecida pela coordenação da feira, considerada excelente e boa para 72%. Outros 21,3% a apontaram como satisfatória, e 4,9% como ruim ou péssima. Com relação aos preços praticados, 62,3% dos expositores avaliaram que foram compatíveis ao nível da feira; 36,1% consideraram caro; e 1,6% consideraram barato.

Entre os principais aspectos positivos destacados pelos expositores estão o grande público que compareceu, a organização da feira, a qualidade dos shows e a divulgação. Entre os quesitos a serem melhorados estão o local maior para o evento, incluindo estacionamento, e a necessidade de ventilação nos pavilhões. Perguntados sobre o investimento realizado pelo poder público municipal na Efaics, 73,8% dos expositores concordam, pois consideram que a feira contribui para movimentar a economia local e divulgar o município. Já 6,6% não concordam e 19,7% não souberam responder.

Para o Presidente da Comissão Central Organizadora Ademir Verza “é bom poder ter esses números pra realmente avaliar o que deu certo e quais os aspectos que necessitam de ajustes. O resultado deve ser comemorado, pois a resposta dos searaenses e também das pessoas que vieram de fora, em sua maioria, foi de aprovação. Estamos satisfeitos com a feira de modo geral e agora, nos próximos dias iremos realizar a prestação de contas, onde serão apresentados os investimentos realizados”.

O Presidente da CDL Evandro Tártari comenta que “apesar de ser um ano difícil para a economia, a procura por espaços foi muito boa e os expositores puderam mostrar o seu produto não só para os searaenses e sim para pessoas de toda região que visitaram a feira”. Para o Presidente da ACIS Gilson Michaelsen “esta foi uma feira de oportunidades para mostrar o potencial das empresas e do povo de Seara”.


Fonte: ASCOM Prefeitura de Seara